Associação adquire instrumento legal que permitirá reforçar eficácia na ação em favor dos utentes no acesso aos cuidados de saúde primários e, assim, melhorar a prestação de cuidados de saúde à população do nosso concelho.
O que muda?
A partir de agora, o Estado, através da administração central, regional e local, tem o dever de colaborar com a Ur’Gente em tudo o que respeite à melhoria e à promoção dos direitos e interesses dos utentes dos serviços de saúde. (Lei n.º 44/2005, de 29 de Agosto, art.º 5.º)
Além disso, a Associação vê reconhecidos por lei, os seguintes Direitos:
- Participar nos processos de consulta e audição públicas a realizar no decurso da tomada de decisões suscetíveis de afetar os direitos e interesses dos utentes de saúde.
- Solicitar junto dos órgãos da administração central, regional e local as informações que lhes permitam acompanhar a definição e a execução da política de saúde.
- Iniciar e intervir em processos judiciais e em procedimentos administrativos quanto a interesses dos seus associados, nos termos da lei.
- Apoio do Estado, através da administração central, regional e local, para a prossecução dos seus fins, nomeadamente no exercício da sua atividade no domínio da formação, informação e representação dos utentes de saúde.
- Benefícios fiscais idênticos aos concedidos ou a conceder às instituições particulares de solidariedade social.
- Beneficiar das regras previstas na Lei do Mecenato aplicadas aos donativos feitos à associação.
De acordo com a Lei das associações de defesa dos utentes de saúde que enquadra legalmente a nossa associação, a Ur’Gente passa a ter o Dever de:
- Promover, junto dos associados, a adequada utilização dos serviços e recursos de saúde.
- Prestar informações sobre a natureza, origem e aplicação de verbas recebidas a título de apoio do Estado ou de qualquer outra entidade, através da apresentação de relatório de atividades e contas à entidade indicada pelo Ministério da Saúde.
- Promover, junto dos associados, a habilitação e capacitação destes para serem os primeiros responsáveis pela defesa e promoção da própria saúde.
Consulte aqui a Lei das associações de defesa dos utentes de saúde.
Partilhe:
“Batas Brancas” em Porto de Mós
O projeto “Bata Branca” vai permitir que dois licenciados em medicina possam ajudar os utentes nos locais onde faltam médicos de família.
“Ligue Antes, Salve Vidas”!
A Ur’Gente assistiu à apresentação, no hospital de Leiria, do projeto-piloto “ligue antes, salve vidas”. Este projeto tem como objetivo aliviar
Apresentação do PNS 2023
O Plano Nacional de Saúde 2030 foi apresentado em Leiria no passado dia 14 de outubro no Teatro José Lúcio da Silva e contou com a presença de
Carta dos médicos pede medidas para captar profissionais
Os médicos coordenadores das unidades de cuidados de saúde primários da região de Leiria enviaram uma carta
ULS Região de Leiria recebe organizações de utentes
O objetivo é ouvir-vos, conhecer-vos e explicar a estratégia da ULS”, disse o presidente da nossa ULS, Dr. Licínio de Carvalho na abertura do
Viaturas Entram ao Serviço
O Município já disponibilizou duas das seis viaturas de serviço destinadas às nossas unidades de saúde no âmbito do protocolo de descentralização de
Sócia Honorária
O reconhecimento público à atual diretora clínica para a área dos Cuidados de Saúde Primários da ULS Região de Leiria teve lugar durante a Feira da Saúde em evento próprio promovido pela Ur’Gente.
A Ur’Gente na Feira da Saúde
“Juntos somos mais fortes, mais saudáveis e mais felizes”. Foi com este lema que a Ur’Gente participou na Feira da Saúde, nos dias 3 e 4 de maio.
Centro de Saúde integra rede regional
O Centro de Saúde de Porto de Mós está integrado numa rede de 10 Centros de Saúde geridos pela ULS Região de Leiria. Apresentamos neste artigo os traços gerais da