A fase de mitigação da doença COVID-19 corresponde ao nível vermelho de resposta à doença e é ativada quando se verifica uma situação de epidemia ativa.
Não sendo já possível estabelecer cadeias de transmissão sobre quem infetou quem, porque o vírus passou a estar em todo o lado, o Governo declarou a entrada de Portugal na fase de mitigação. Esta fase entra em vigor dia 25 de março, quinta-feira, a partir das primeiras horas da madrugada. O Serviço Nacional de Saúde está a preparar-se para ela esta nova fase há várias semanas.
Nesta fase de mitigação, a resposta à infeção é focada no alívio dos efeitos do Covid-19 e na diminuição da sua propagação, de forma a minimizar o número de mortos até ao surgimento da vacina ou de um tratamento eficaz.
A prestação de cuidados deixa de estar centralizada nos hospitais de referência, passando a incluir também os hospitais distritais e o sistema de cuidados primários. Em cada Agrupamento de Centros de Saúde vai existir uma área dedicada à COVID-19 separada fisicamente da área de atendimento geral.
Inevitavelmente os utentes de Porto de Mós não escaparão à infeção. A maioria apresentará sintomas ligeiros e deverá ficar em casa sob vigilância ativa do médico de família.
Mantenha-se em casa e, em caso de suspeita, não vá, mas telefone para a sua unidade de saúde onde será depois encaminhado para o serviço mais adequado.
Partilhe:
“Batas Brancas” em Porto de Mós
O projeto “Bata Branca” vai permitir que dois licenciados em medicina possam ajudar os utentes nos locais onde faltam médicos de família.
“Ligue Antes, Salve Vidas”!
A Ur’Gente assistiu à apresentação, no hospital de Leiria, do projeto-piloto “ligue antes, salve vidas”. Este projeto tem como objetivo aliviar
Apresentação do PNS 2023
O Plano Nacional de Saúde 2030 foi apresentado em Leiria no passado dia 14 de outubro no Teatro José Lúcio da Silva e contou com a presença de
Carta dos médicos pede medidas para captar profissionais
Os médicos coordenadores das unidades de cuidados de saúde primários da região de Leiria enviaram uma carta
ULS Região de Leiria recebe organizações de utentes
O objetivo é ouvir-vos, conhecer-vos e explicar a estratégia da ULS”, disse o presidente da nossa ULS, Dr. Licínio de Carvalho na abertura do
Viaturas Entram ao Serviço
O Município já disponibilizou duas das seis viaturas de serviço destinadas às nossas unidades de saúde no âmbito do protocolo de descentralização de
Sócia Honorária
O reconhecimento público à atual diretora clínica para a área dos Cuidados de Saúde Primários da ULS Região de Leiria teve lugar durante a Feira da Saúde em evento próprio promovido pela Ur’Gente.
A Ur’Gente na Feira da Saúde
“Juntos somos mais fortes, mais saudáveis e mais felizes”. Foi com este lema que a Ur’Gente participou na Feira da Saúde, nos dias 3 e 4 de maio.
Centro de Saúde integra rede regional
O Centro de Saúde de Porto de Mós está integrado numa rede de 10 Centros de Saúde geridos pela ULS Região de Leiria. Apresentamos neste artigo os traços gerais da