O Cancro do Colo do Útero é uma infeção causada pelo vírus do papiloma humano (HPV) e é perfeitamente evitável. Ainda assim, ele é responsável pela morte de uma mulher por dia em Portugal.
A prevenção desta doença passa pela vacinação contra o HPV na idade apropriada.
Uma vez que a infeção pelo HPV é sexualmente transmissível, outra forma de prevenção implica a adoção de um comportamento sexual responsável. O rastreio periódico por exame de citologia de Papanicolau é outro procedimento importante para evitar contrair a doença.. Este rastreio é realizado por um ginecologista ou médico de família que, durante o exame pélvico feito em posição ginecológica, procede à recolha de células da superfície externa do colo do útero para posterior análise laboratorial. O procedimento é rápido e indolor, embora possa causar algum incómodo.
O Cancro do Colo do Útero é uma doença que permite uma deteção precoce durante um amplo período de tempo e pode, por isso, ser completamente evitado e tratado com sucesso. Ainda assim, esteja atenta e inclua nas suas rotinas a consulta periódica do seu ginecologista ou médico de família.
Fonte [in vivo]
Partilhe: